terça-feira, 28 de setembro de 2010

Gjallarhorn - Suvetar

A percepção de que tudo está passando rápido demais não é ilusória e sim uma realidade.

Marco Antonio
A Casa do Mago -Ano II



Gaia, esse super-organismo vivo que é a Mãe Terra, deverá estar buscando formas de retornar a seu equilíbrio natural. E se vai conseguir é a resposta que fica no ar, mas e se de fato conseguir, qual será o preço a ser pago pela biosfera e pelos seres que dependem dela, como nós, os humanos que só fazemos aproveitar desse organismo vivo?

A tese recorrente entre grandes cientistas e biólogos é de que a Terra, efetivamente, é um super-organismo vivo. Eu vou além, acho que o ser humano e a Terra deveriam (obrigatoriamente) viver em perfeita harmonia. Mas é algo que não acontece há tempos.

E como espécies inteiras simplesmente desapareceram da face da Terra, talvez a nossa espécie esteja ameaçada de extinção sem saber ou perceber. Segundo Schumann, todos nós possuímos a mesma natureza bioelétrica e estamos envoltos pelas mesmas ondas ressonantes de Schumann. Logo, se o coração da Terra parar, o mesmo acontece conosco.

Com base nisso, foi feito um filme de ficção há alguns anos onde a natureza simplesmente reage, matando diversas pessoas em grupo. O efeito em questão durou apenas 24 horas, teve seu cume e simplesmente acabou da mesma forma que começou. Foi uma reação da Terra contra o homem. É claro que o filme é apenas ficção, mas se fizermos uma pausa para refletir sobre tudo isso, veremos que a Terra está sim reagindo contra nós e não me surpreenderia se amanhã eu ligasse a tv ou meu computador e percebesse que alguma coisa muito grave aconteceu ou nem tivesse tempo pra isso porque tudo parou…

O futuro há algum tempo não tem mais definição de “amanhã”!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Persephone

Algosobre/mitologia


Persephone é uma deusa grega que na literatura representa a deusa da poesia iâmbica, que de uma forma bem simples e leiga podemos associar ao riso. Na mitologia da Grécia Antiga ela era a filha da deusa Deméter (deusa da agricultura) e de Zeus. Por sua beleza, despertou o interesse do deus Hades (deus do "submundo"). Zeus concedeu sua filha a Hades que levou-a para seu reino subterrâneo. Triste pela separação, Deméter, sua mãe, apenas chorava e não cuidou de "seus afazeres" o que causou a seca ao povo.
A fim de acabar com esse problema, Zeus negociou com seu irmão Hades que Persephone passaria metade do ano com seus pais na Terra e a outra metade com Hades no submundo. Quando Persephone estava com sua mãe, a terra produzia e quando estava no submundo a terra secava, devido à tristeza de sua mãe. Isso na mitologia explicava as estações do ano para os gregos. Assim, Persephone por passar metade do ano no mundo dos vivos como uma eterna adolescente e a outra metade no mundo dos mortos como rainha deste, ela pode ser associada à dualidade da personalidade humana.

A rainha do mundo infernal, ficava vigiando as almas e sabia os segredos das trevas.
A deusa da agricultura sempre se preocupava apenas em colher flores, mas foi crescendo e com isso sua beleza foi encantando a todos, e encantou o deus Hades, o senhor dos mortos, que pediu a deusa em casamento. Porém, Demeter não queria que eles se casassem, mas Hades mesmo assim não desistiu da deusa e continuou a persegui-la. Até que um dia Perséfone estava colhendo narcisos, e de repente Hades apareceu da terra em sua carruagem e levou a deusa para o mundo dos mortos.

Demeter não se conformou a com a situação de sua filha e obrigou que Zeus atendesse seu pedido, foi então que ele pediu a Hades que devolvesse sua filha. Hades não devolveu Perséfone e ainda conseguiu um plano para que ela continuasse com ele. Ele deu à Perséfone uma Romã, que era o fruto do casamento. Como a deusa tinha comido os grãos, não podia deixar mais seu marido, foi então que Perséfone passava um período com sua mãe e outro com seu marido, e se torna a sombria Proserpina. Deste momento em diante, a cada vez que ela estava com seu marido virava inverno na terra, e quando estava no Olimpo com sua mãe se tornava novamente uma adolescente e chegava a primavera, o verde da natureza fazia brotar muitas flores e frutos. E mesmo sendo uma relação muito complicada, vive com muito amor com seu marido Hades.
Perséfone, por sua beleza sempre atraiu muitos olhares. É inimiga de Afrodite por ser esta ser muito bela. Até Zeus, seu pai, se sentiu atraído por sua filha e conta-se que tiveram um filho juntos em forma de serpente, que seria o Sabázio. Também teve um amor com Hércules e com ele teve um filho, o Zagreus.

Afrodite e Perséfone além de ficarem rivais pela beleza, também lutaram pela posse de Adônis, um belo rapaz que era amado por ambas. Afrodite para preservar Adônis o prendeu em um baú e mandou a Perséfone para que ela cuidasse, mas ao chegar às mãos dela, ela abriu o baú e se encantou com sua beleza e se recusou a devolver para Afrodite. Foi então que Zeus decidiu que Adônis ficaria um terço do tempo com Afrodite e outro terço com Perséfone, e os outros dias faria o que ele quisesse.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

o amor...

1 Cor 13:13


"O amor é paciente, o amor é prestável, não é invejoso, não é arrogante nem orgulhoso, nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita nem guarda ressentimento. Não se alegra com a injustiça mas rejubila com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais passará."

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Amar

Gibran

És livre na luz do sol

e livre ante a estrela da noite.

E és livre quando não há sol,

nem lua ou estrelas.

Inclusive, és livre quando fechas os olhos a

tudo o que existe.

Porém, és escravo de quem amas,

pelo fato mesmo de amá-lo.

E és escravo de quem te ama,

pelo fato mesmo de deixar-te amar.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Ninfas

Por: Imaginário's

As Ninfas são Seres Místicos protetores da natureza. Sua forma é a de delicadas mulheres, com longos cabelos flutuando ao vento e com uma coroa de folhas, flores ou de perolas na cabeça.
Muitos dizem que são as ancestrais das Fadas, Porem são muito mais retraídas que essas, pois nunca vêm para os vilarejos, castelos e cidades, vivendo sempre na natureza.

Originarias da Grécia, espalharam-se por todo o Império Romano e países da África, principalmente nas grutas, fontes e rios do antigo império dos países africanos. No Brasil há ninfas no litoral do Rio Grande do Norte e de Santa Catarina, no Rio Araguaia e no Vale do Rio Doce.
As ninfas são divindades antigas, mortais e pré-helênicas que habitam em lagos, riachos, bosques, florestas, prados e montanhas. Duravam tanto quanto uma árvore e seus outros habitats permanecendo sempre jovens.

São auxiliares dos deuses onde desempenham funções secundárias
De modo geral, as ninfas representavam à fertilidade e são classificadas segundo o local onde habitam (Veremos a classificação das Ninfas no próximo poste).

As Ninfas são sempre alegres e namoradeiras. Adoram correr, brincar e dançar, contudo, é preciso ter cuidado, seu temperamento brincalhão não é irresponsável, pois levam muito a serio as suas funções ecológicas.

Epigéias - Ninfas da terra:

------------Alseídes - associadas a flores
------------Auloníades - associadas a pastos
------------Dríades - associadas a florestas
}}}}}}}}}}}}}}}}}}} Hamadríades - associadas a árvores
------------Leimáquides - associadas a campinas
------------Melíades - associdas ao freixo (uma árvore)
------------Oréades - associadas a montanhas
------------Napéias - associadas a vales

Efidríades - Ninfas da água:
------------Oceânidas - filhas de Oceanus, qualquer corpo de água, normalmente água salgada.
------------Nereidas - filhas de Nereu, associadas ao Mar Mediterrâneo, aos mares calmos e às águas litorâneas.
------------Náiades - associadas à água doce.
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Crinéias ou Crinaias- associadas a fontes.
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Limnátides ou Limneidas - associadas a lagos perigosos e pântanos.
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Pegéias - associadas a mananciais. Potâmides - associadas a rios.

Outras:

------------As musas - filhas de Zeus e Mnemosine, ou de Uranus e Gaia, passaram a compor o séquito de Apolo durante a era olímpica.
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Calíope - poesia épica
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Clio - história
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Erato - poesia lírica ou erótica
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Euterpe - música
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Melpômene - tragédia
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Polímnia - poesia sacra
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Tália - comédia
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Terpsícore - dança
}}}}}}}}}}}}}}}}}}}Urânia - astrologia
------------Lâmpades - associadas ao submundo, compõem o séquito de Hécate.
------------Hespérides - guardiãs do Jardim das Hespérides, onde cresciam maçãs de ouro que davam a imortalidade a quem as comesse.
------------Eco- ligada a cavernas

Dentre as "Famílias" de Ninfas temos as Melíades que estão associdas ao freixo (uma árvore), elas representam a durabilidade dasd ninfas, e alem disso são consideradas uma classe de ninfa mito especial, elas habitam os bosques e são Epigéias (Ninfas da terra), e além disso elas protegem as crianças que lá são abandonadas.