terça-feira, 2 de novembro de 2010

Metamorfose: A Beleza De Uma Mulher

Por: Anna Leão

Onde está a beleza de uma mulher? No corpo, no rosto, num olhar, no andar, no conjunto?




A beleza de uma mulher é mais do que todas essas coisas juntas. A beleza de uma mulher está em sua luz própria, na própria singularidade de sua personalidade.

A beleza de uma mulher não está nos padrões impostos pela cultura, mídia e sociedade em geral. A beleza não está no igual, ela está na diferença.

A verdadeira beleza é muito mais que uma simples aparência. Ela pode se expressar através da aprência, o que é bem diferente, mas ela é algo quase que energético. Não, ela realmente é algo energético!

Pena que a maioria das mulheres não preceba isto. Muitas mulheres presas aos padrões convencionados de beleza não conseguem enxergar a sua própria beleza, o que dificulta em expressá-la.

Vejo mulheres que não se encaixam nestes padrões impostos e com isto rejeitam os elogios verdadeiros que recebem. Por elas não estarem nos padrões, elas não percebem a energia de beleza que emanam, um sorriso fascinante que têm, um charme natural, sua própria exuberância.

Assim elas não acreditam que alguém possa achá-las lindas de fato. Acabam encarando estes elogios como gentileza, ou mesmo falsidade.

Outro dia, a mãe de um colega de minha filha mais nova disse que conversava com seu filho sobre a beleza das mulheres. O menino, já influenciado pela ditadura dos padrões de beleza inseridos na coletividade, dizia que achava alguma colega não bonita em comparação com outra.

Sua mãe lhe disse que cada mulher traz consigo a sua própria beleza, que existem vários tipos de beleza e não só aquela convencionada. Achei fantástica esta orientação ao menino, em vez dela querer que ele "namorasse" a conceituada como a mais bonita da classe. Com isto esta mãe pode mostrar ao seu filho que beleza não é só aprência, e sim algo que transcende a aparência, algo muito maior, que leva em conta todo o ser, no caso, toda a mulher.

Lembro também de uma vez em que um colega me dizia : " Embora você não faça o típico padrão de beleza brasileira eu te acho bonita". Ouvi aquilo não como elogio e sim como uma grande ofensa, e ainda fiquei com a impressão de que ele achava que estava me fazendo um grande elogio. Virei para ele e indaguei? " Hã?". Ele continuou: "Sim, pois você não tem bundão, não é morena..." Percebi com estas palavras que ele achava também que eu não me considerava bonita. Então eu lhe disse: "Mas é por isto mesmo que eu me acho bonita! Ou você acha que eu não tenho consciência da minha beleza?" O rapaz ficou tentando se explicar, todo enrolado...

Mulheres que tiram proveito de seus traços marcantes, mesmo que considerados desarmônicos esteticamente, são mulheres belas porque têm autoconfiança. São mulheres com uma auto-estima elevada. Soube de uma mulher que nunca quis abrir mão( no caso cirurgicamente) de seu nariz majestoso porque achava que ele fazia parte da sua personalidade marcante.

Enfim, sabermos valorizar o que somos, sabermos que nossa beleza é muito mais do que é convencionado, ou do que está na moda é uma forma de beleza, pois é autoconfiança, e não existe nada que deixe uma mulher mais bela do que esta, a autoconfiança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário