quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Persephone

Algosobre/mitologia


Persephone é uma deusa grega que na literatura representa a deusa da poesia iâmbica, que de uma forma bem simples e leiga podemos associar ao riso. Na mitologia da Grécia Antiga ela era a filha da deusa Deméter (deusa da agricultura) e de Zeus. Por sua beleza, despertou o interesse do deus Hades (deus do "submundo"). Zeus concedeu sua filha a Hades que levou-a para seu reino subterrâneo. Triste pela separação, Deméter, sua mãe, apenas chorava e não cuidou de "seus afazeres" o que causou a seca ao povo.
A fim de acabar com esse problema, Zeus negociou com seu irmão Hades que Persephone passaria metade do ano com seus pais na Terra e a outra metade com Hades no submundo. Quando Persephone estava com sua mãe, a terra produzia e quando estava no submundo a terra secava, devido à tristeza de sua mãe. Isso na mitologia explicava as estações do ano para os gregos. Assim, Persephone por passar metade do ano no mundo dos vivos como uma eterna adolescente e a outra metade no mundo dos mortos como rainha deste, ela pode ser associada à dualidade da personalidade humana.

A rainha do mundo infernal, ficava vigiando as almas e sabia os segredos das trevas.
A deusa da agricultura sempre se preocupava apenas em colher flores, mas foi crescendo e com isso sua beleza foi encantando a todos, e encantou o deus Hades, o senhor dos mortos, que pediu a deusa em casamento. Porém, Demeter não queria que eles se casassem, mas Hades mesmo assim não desistiu da deusa e continuou a persegui-la. Até que um dia Perséfone estava colhendo narcisos, e de repente Hades apareceu da terra em sua carruagem e levou a deusa para o mundo dos mortos.

Demeter não se conformou a com a situação de sua filha e obrigou que Zeus atendesse seu pedido, foi então que ele pediu a Hades que devolvesse sua filha. Hades não devolveu Perséfone e ainda conseguiu um plano para que ela continuasse com ele. Ele deu à Perséfone uma Romã, que era o fruto do casamento. Como a deusa tinha comido os grãos, não podia deixar mais seu marido, foi então que Perséfone passava um período com sua mãe e outro com seu marido, e se torna a sombria Proserpina. Deste momento em diante, a cada vez que ela estava com seu marido virava inverno na terra, e quando estava no Olimpo com sua mãe se tornava novamente uma adolescente e chegava a primavera, o verde da natureza fazia brotar muitas flores e frutos. E mesmo sendo uma relação muito complicada, vive com muito amor com seu marido Hades.
Perséfone, por sua beleza sempre atraiu muitos olhares. É inimiga de Afrodite por ser esta ser muito bela. Até Zeus, seu pai, se sentiu atraído por sua filha e conta-se que tiveram um filho juntos em forma de serpente, que seria o Sabázio. Também teve um amor com Hércules e com ele teve um filho, o Zagreus.

Afrodite e Perséfone além de ficarem rivais pela beleza, também lutaram pela posse de Adônis, um belo rapaz que era amado por ambas. Afrodite para preservar Adônis o prendeu em um baú e mandou a Perséfone para que ela cuidasse, mas ao chegar às mãos dela, ela abriu o baú e se encantou com sua beleza e se recusou a devolver para Afrodite. Foi então que Zeus decidiu que Adônis ficaria um terço do tempo com Afrodite e outro terço com Perséfone, e os outros dias faria o que ele quisesse.

Um comentário: